Loja online
PédeXumbo

Iniciativas

A sustentabilidade é uma das prioridades da PédeXumbo e, em atividades como o Projeto Solstício, concretiza-se por uma adoção continuada e progressiva de melhores práticas (em particular sócio-ambientais) tendo como objetivos:
  • Reduzir os impactos ambientais locais e globais dos eventos, fazendo com que toquem na Terra de modo mais leve
  • Criar e fixar mudanças locais para a sustentabilidade, através de melhores práticas ambientais que se enraízem e deem frutos
  • Difundir princípios e práticas que os participantes levem consigo, como sementes que podem germinar e frutificar noutros locais.
Eis alguns exemplos de medidas sustentáveis da PédeXumbo:

Caneca

Um objeto essencial nestes eventos! Pode trazer a sua caneca (com cerca de 20 cl) ou obtê-la por empréstimo com caução em diversos locais dos eventos. No final pode devolvê-la e reaver a sua caução. A ideia é agradar a todos e principalmente eliminar os copos descartáveis.

Zero descartável

Procuramos reduzir a louça descartável. As canecas são reutilizáveis e, sempre que possível, os pratos e talheres também. Disponibilizamos pontos de água potável, diminuindo o consumo de garrafas de plástico e incentivamos a distribuição de bebidas por pressão, como a cerveja, substituindo assim garrafas de vidro ou latas. Procuramos ainda divulgar a utilização de açucareiros em vez dos tradicionais pacotes de açúcar...

Resíduos para reciclar

As embalagens são separadas para reciclar, basta serem colocadas nos ecopontos distribuídos pelos eventos. Os resíduos orgânicos são separados nos locais de maior produção e doados, em princípio, a uma instituição local que apoia animais abandonados. São também recolhidos óleos alimentares usados, pilhas usadas e rolhas de cortiça.

Cinzeiros

Se fuma traga consigo o seu cinzeiro de bolso ou arranje um no festival, levando consigo este hábito. Será fácil dar um destino correto às beatas, até porque os cinzeiros estarão por todo o lado.

Mobilidade

Pense antecipadamente no modo mais sustentável de se deslocar para estes eventos, opte pelos transportes coletivos ou partilhe o carro.