Loja online
PédeXumbo

Comunidade

O trabalho com a comunidade no Projeto do Solstício consubstancia-se na recolha e na (re) descoberta de dinâmicas de um coletivo (a que chamamos comunidade ou comunidades) de Santa Clara-a-Velha e Sabóia, no interior do Concelho de Odemira e que podem ser atos de trabalho ou de festa, como os bailes de roda, os serões femininos no trabalho do linho e/ou da lã, serões de contos e outros.
Neste trabalho, que tem por base as aprendizagens múltiplas e recíprocas, interessa-nos melhorar a proposta de festivais de dança e música da PédeXumbo, dando a ver expressões tradicionais populares específicas de uma região e inseridas num contexto performativo. Por outro lado, pretendemos criar mecanismos de fixação e de disseminação dessas mesmas expressões vivas ou a residir nas memórias do coletivo.

Para isto, a PédeXumbo conta com a indicação e colaboração na sinalização de pessoas oriundas ou residentes do Concelho que, de algum modo, possam dar corpo ao trabalho de recolha do património imaterial cultural e humano que pretendemos iniciar nestas freguesias do Concelho de Odemira.
Eis alguns exemplos que podem fazer parte deste quadro: artífices; anciãos contadores de histórias, canções e outros; ex-trabalhadores de profissões extintas; comunidade estrangeira, etc.

Já aconteceu a: Apanha da atabua.